-
Arquitetos: Abalo Alonso Arquitectos
- Área: 767 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Santos-Díez (Bisimages)
-
Fabricantes: Arturo Alvarez, CUBREGAL, Carpintek, Egoin, Finsa, Gerflor
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola está localizada nos limites da zona urbana, onde já se confunde com a área rural e com a memória coletiva, ainda física, das antigas instalações industriais presentes. Uma série de volumes, quase infantis, são unidos como "casinhas nos quarteirões". E em terra de carpinteiro, de que poderia ser, senão de madeira, nossa escola?
O esquema funcional é muito simples. Três alas longitudinais abrigam as necessidades do programa. Ao norte, administração e serviços; ao sul estão as salas de aula e, no centro, a sala polivalente e hall que distribui as funções dentro da edificação.
O acesso principal é feito pela fachada leste, a única em contato com a rua. Ao longo da fachada norte, propõe-se uma via de serviços para entrada dos funcionários, abastecimento e manutenção das instalações.
O corpo central, embora careça de divisórias, é modulado espacialmente pelo conjunto de coberturas e claraboias que animam e qualificam o espaço, suavizam o impacto acústico e favorecem a entrada de luz e ventilação natural. Essa qualificação espacial, sem ser drástica, permite diferenciar visualmente áreas sucessivas e, consequentemente, utilizá-las em diferentes momentos do dia ou para diferentes atividades.
A ala sul contém as salas de aula, sendo sensivelmente quadrada, com uma parte para jogos, outra para higiene e outra para descanso. A zona de higiene, na fachada, permite usufruir de controle, luz e ventilação natural. A área de descanso, voltada para o interior, facilita os usos relacionados às apresentações audiovisuais ou, simplesmente, a estruturação da sala de aula em diferentes áreas.
O sistema estrutural é composto por paredes autoportantes de madeira laminada, isoladas nas fachadas, e o revestimento é feito com placas de pinus autoclavado e acabamento em lasur. Deck de tábua dupla sobre madeira laminada e cobertura de zinco são outros materiais utilizados no projeto, além das esquadrias de madeira, divisórias em gesso cartonado e pisos industrializados.